Domingo, dia 24 de Janeiro decorrerá a eleição para a Presidência da República Portuguesa.
As diferentes secções de voto abrem às 8h e encerram às 19h do dia 24.
Para votar deverá dirigir-se ao seu local de voto habitual ou, caso não saiba, poderá consultar a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna em: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/
Para votar deve ser portador do documento de identificação civil ou de qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).
Face ao atual contexto pandémico será aconselhável levar a sua própria esferográfica e alcool-gel desinfetante.
Para mais informações deverá consultar:
http://www.cne.pt/content/eleicao-para-o-presidente-da-republica-2021
http://www.cne.pt/content/perguntas-frequentes-eleicao-presidente-da-republica
Este será o aspecto do boletim de voto aprovado. O primeiro nome (assinalado com cruz vermelha) não será candidato por não ter reunido condições para tal, pelo que deverá ser desconsiderado, embora conste do boletim de voto.
VOTE DE FORMA RESPONSÁVEL, MANTENDO A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA, UTILIZANDO MÁSCARA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA E DESINFEÇÃO DAS MÃOS COM SOLUÇÃO DE ALCOOL-GEL.
VOTAR É UM DEVER DE CIDADANIA!
É NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS QUE DEVEMOS MANIFESTAR A NOSSA DETERMINAÇÃO!
Informações recolhidas no sítio da Comissão Nacional de Eleições (http://www.cne.pt/), na Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (https://www.recenseamento.mai.gov.pt/) e no Portal do Eleitor (https://www.portaldoeleitor.pt/Default.aspx).
Foto dos candidatos retirada da www.visao.sapo.pt
SE É
ELEITOR,
RECENSEADO EM
TERRITÓRIO NACIONAL,
PODE VOTAR ANTECIPADAMENTE NUMA MESA DE VOTO EM MOBILIDADE POR SI ESCOLHIDA.
MANIFESTAÇÃO DE INTENÇÃO DE
VOTAR ANTECIPADAMENTE EM
MOBILIDADE
ENTRE 10 E 14 DE JANEIRO
Deve manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio electrónico (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/) com a seguinte informação:
• Nome completo;
• Data de nascimento;
• Número de identificação civil;
• Morada;
• Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto;1
• Endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico.
1 Para o exercício do voto antecipado em mobilidade são constituídas pelo menos uma mesa em cada município do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
VOTAÇÃO
NO DIA 17 DE JANEIRO
Deve apresentar-se na mesa de voto por si escolhida e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.
DEVE RECEBER
Depois de se identificar perante o presidente da mesa de voto recebe:
• Um boletim de voto;
• Dois envelopes: um azul e um branco.
Informação retirada do www.portaldoeleitor.pt
Mais informações em:
https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Votar-antecipadamente1.aspx
MODELO DE COMUNICAÇÃO DE INTENÇÃO DE VOTAR
ANTECIPADAMENTE EM MOBILIDADE
(via postal)
Exmo. Senhor
Secretário-Geral do
Ministério da Administração Interna
Praça do Comércio,
Ala Oriental,
1149-015 LISBOA
ASSUNTO: Eleição para o Presidente da República - 24 de janeiro de 2021.
Voto antecipado em mobilidade.
__________________________________________________, nascido a ____/____/______,
com o n.º de identificação civil ____________________________, com morada em
____________________________________________________________, com o endereço
de correio eletrónico ______________________________________________________ e
telefone/telemóvel n.º __________________, vem manifestar a intenção de votar
antecipadamente na mesa de voto antecipado em mobilidade de
_____________________________________________.
Com os melhores cumprimentos.
_______________________________________
(assinatura)
Évora nas Mãos - o Guia que faltava à cidade (pela Associação de Surdos de Évora)
Um dos eixos estratégicos fundamentais da União Europeia é a literacia digital e a luta contra a desinformação, sublinhando que as lacunas da educação digital, agudizadas pela crise do COVID19, exacerbaram as desigualdades existentes naqueles já afetados por desvantagens sociais e económicas, que pertencem a grupos mais vulneráveis. De acordo com o seu plano de ação, colmatar o fosso digital deve ser uma prioridade imediata.
A Associação de Surdos de Évora (ASE), em sintonia com esta visão, deu um passo importante na evolução das estratégias de intervenção junto da população surda que apoia, ao convocar a EPRAL (Escola Profissional da Região Alentejo) para uma parceria na produção de um conjunto de vídeos sobre a história dos principais monumentos e edifícios da cidade de Évora: dezoito pequenos vídeos pioneiros, com um guião adaptado à comunidade surda, filmados ao vivo e narrados em Língua Gestual Portuguesa, a que deu o nome de Évora nas Mãos – Guia Gestual da Cidade e que já está disponível para os associados da ASE, para toda a comunidade surda portuguesa e para todos, através do website www.asurdosevora.org.
Este produto vem tornar a cidade de Évora mais acessível e inclusiva. Vem também desafiar a comunidade surda da região para que comece a produzir novos conteúdos, de sua autoria, que desencadeiem fóruns de discussão, dinamizadores da sua identidade e cultura, perspetivando a criação de uma verdadeira comunidade de Língua Gestual Portuguesa.
É também objetivo da Associação de Surdos de Évora que estes recursos sejam disponibilizados às escolas, onde deverão servir de ferramentas pedagógicas partilhadas por toda a comunidade escolar, surda e ouvinte, numa perspetiva de inclusão efetiva - uma escola mais inclusiva e democrática contribuirá decisivamente para uma sociedade mais informada e atenta à diversidade.
Ricardo Niza – Psicólogo
Associação de Surdos de Évora
Évora nas Mãos – Guia Gestual da Cidade.
A Associação de Surdos de Évora, identificando a necessidade premente de adaptação e evolução da sua intervenção junto da comunidade surda para quem trabalha diariamente, desafiou a EPRAL (Escola Profissional da Região Alentejo) na parceria de produção de um conjunto de vídeos acerca da história dos principais monumentos e edifícios da cidade de Évora. Vídeos pioneiros, com um guião adaptado à comunidade surda, filmados ao vivo e narrados em Língua Gestual Portuguesa. A cidade torna-se assim mais acessível aos seus associados e a toda a comunidade surda portuguesa.
Vídeo de apresentação do projecto
1º vídeo do projecto: "Sé Catedral"
2º vídeo do projecto: "Jardim e Palácio"
A Presidente da Assembleia Geral da Associação de Surdos de Évora informa que, no cumprimento da determinação de Decreto n.º 9/2020 da Presidência do Conselho de Ministros de 21/11/2020 que proíbe reuniões com mais de seis pessoas (capitulo IV art.º 39.º), a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Surdos de Évora marcada para o dia 25 de novembro de 2020 fica sem efeito e será remarcada quando a Presidência do Conselho de Ministros assim o permitir.
Évora, 23 de novembro 2020
A Presidente da Assembleia Geral
Inês Maria da Rosa Fiipe
COMUNICADO
Associação de Surdos de Évora
Alteração da data da Assembleia Geral Ordinária
A Presidente da Assembleia Geral vem por este meio informar todos os sócios que devido à entrada de Évora nos 191 concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19 e por estarmos obrigados no próximo fim de semana ao recolher obrigatório a partir das 13h de sábado, a Assembleia Geral Ordinária agendada para o próximo sábado, dia 21 de novembro de 2020 será adiada para o dia 25 de novembro de 2020 pelas 18h na sede da ASE.
Informamos que a sessão realizar-se-á segundo todas as medidas de segurança da DGS.
Évora, 17 de novembro de 2020
A Presidente da Assembleia Geral
Inês Maria da Rosa Filipe