foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
... pela afirmação dos direitos das pessoas com deficiência em geral e a auditiva em particular, pela melhoria das condições sociais desta população com vista à debelação dos fatores de exclusão a que estão expostos. Estatutos

Associação de Surdos de Évora

... na valorização da comunidade surda!

Pesquisa

Utilizadores

Temos 17 visitantes e 0 membros em linha

Área reservada

LOGIN

Necessário para acesso a todas as funcionalidades do site (fotos, etc)

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Celebração do 20º aniversário da Língua Gestual Portuguesa

Comemora-se no dia 15 de novembro o dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP) devido à criação da Comissão para o Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas, em 1995, que contribuiu para o reconhecimento constitucional da L.G.P.

A Língua Gestual Portuguesa foi reconhecida e aprovada pela Constituição a 20 de setembro de 1997, numa altura em que apenas 5 países do mundo numa altura em que apenas 5 países do mundo inteiro o tinham feito, com o principal objetivo de “Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”.

A Associação de Surdos de Évora (ASE) foi constituída a 18 de dezembro de 1998 para satisfazer as necessidades sentidas e pressentidas pelos cidadãos surdos do Alentejo e por todos quantos comungam das suas preocupações e lutam no sentido da valorização da comunidade surda, de forma a proporcionar e aumentar a sua qualidade de vida.

Estima-se que existam em Portugal sensivelmente 120 000 pessoas com perda auditiva (incluindo os idosos que vão perdendo a audição gradualmente) e cerca de 30 000 surdos falantes nativos de língua gestual portuguesa (na sua maioria surdos severos e profundos).

Em 20 anos, várias foram as barreiras derrubadas e muitas foram as conquistas abraçadas, porém muito caminho há ainda a desbravar para que a sociedade se torne verdadeiramente inclusiva e fonte de oportunidades para o cidadão surdo que nela coabita e que tem como primeira língua a LGP.

Elsa Martins- Intérprete de LGP

FolhetimASE 2017

 

BANCO BENS DOADOS

 

Roupa que já não usa ...

eletrodomésticos em bom estado

contacte-nos

AJUDE-NOS A AJUDAR!

A ASE AGRADECE!

PARCEIROS