foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
... pela afirmação dos direitos das pessoas com deficiência em geral e a auditiva em particular, pela melhoria das condições sociais desta população com vista à debelação dos fatores de exclusão a que estão expostos. Estatutos

Associação de Surdos de Évora

... na valorização da comunidade surda!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

65 anos de vida da Associação Portuguesa de Surdos: a âncora da comunidade surda.

A Associação Portuguesa de Surdos (APS) fez, no passado dia 24 de setembro, 65 anos de existência. Foi fundada em Lisboa, tendo como primeira presidente Maria Madalena Pires, surda e mulher. João dos Santos, o notável pedopsiquiatra, um dos primeiros psicanalistas, mestre de muitos, criador da moderna Saúde Mental Infantil em Portugal, foi um dos seus fundadores e o sócio número um.

A criação desta primeira associação de surdos acontece num tempo em que a doutrina do oralismo (em que os surdos eram forçados a emitir sons, como se estivessem a falar, não podendo comunicar na sua língua natural, a Língua Gestual) ainda prevalecia. Era altura de lutar pela inclusão de todos os surdos na sociedade portuguesa e pelo direito de pleno acesso à sua Língua Gestual Portuguesa.

Ao longo dos anos, a APS esteve na origem de diversas associações de surdos através das suas antigas delegações regionais, como é o caso da Associação de Surdos do Porto, da Associação de Surdos do Barreiro, da Associação de Surdos da Alta Estremadura, da Associação Cultural de Surdos de Coimbra. Chegou também a existir uma delegação em Macau até à passagem deste território para a jurisdição chinesa.

A APS é, por sua vez, filiada da Federação Mundial de Surdos e impulsionou a criação da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, o Centro de Jovens Surdos e a Liga Portuguesa de Desporto para Surdos. Na verdade, o desporto foi sempre um instrumento agregador e promotor da socialização entre os surdos, sendo também um viveiro de novas gerações de líderes da comunidade surda.

Em 1982 a APS criou o primeiro Curso de Língua Gestual Portuguesa. Deste curso, nasceram as primeiras intérpretes diplomadas de Língua Gestual Portuguesa. Estavam lançados os alicerces da profissionalização de formadores surdos e de intérpretes.

A APS constitui-se como a grande referência nacional na representação política dos direitos dos surdos, estando na origem de leis como o reconhecimento constitucional da Língua Gestual Portuguesa. No ano de 1997, é responsável pela introdução do serviço de intérpretes na televisão e no sistema judicial. É também o garante da formalização da educação bilingue, em 1998 e da sua consolidação no ano de 2008.

Num tempo em que estamos ainda a reparar as sequelas sociais e psicológicas deixadas pela pandemia do Covid 19, urge criar e investir em verdadeiras pontes digitais, através das redes sociais, para que possamos combater o isolamento que se instalou nas comunidades minoritárias das regiões periféricas. Exortemos então os principais movimentos associativos de surdos, os seus líderes, aqueles que habitam os centros urbanos, que têm acesso à socialização, ao conhecimento, à formação, a darem a mão aos seus pares surdos do interior, que estão novamente votados a uma larga, silenciosa, solidão.

Importa que as escolas do interior (re)construam pontes de cooperação com as escolas-modelo no ensino de surdos. Também aqui se observa algum retrocesso nos direitos alcançados no domínio da educação inclusiva. É fundamental que os professores, os educadores, as famílias trabalhem cooperativamente para o desenvolvimento efetivo das crianças surdas.

Em nome da Associação de Surdos de Évora, Muitos Parabéns à Associação Portuguesa de Surdos! Calorosas saudações gestuais e longa vida, sempre pela defesa e autodeterminação de todos os Surdos!

Ricardo Niza

Psicólogo

Associação de Surdos de Évora

ÉVORA NAS MÃOS

"ÉVORA NAS MÃOS"

 Guia Gestual da Cidade

 

SUPORTE VISUAL

 Guias práticos para facilitar

o seu acesso às

plataformas públicas online.

DÚVIDAS ?

CONTACTE-NOS !

BANCO BENS DOADOS

 

Roupa que já não usa ...

eletrodomésticos em bom estado

contacte-nos

AJUDE-NOS A AJUDAR!

A ASE AGRADECE!

PARCEIROS